top of page

REGULAMENTO

 

Membro                                           Função

 

1. Rafy Guluzian                             Diretor TI

2. João Carlos Kumruian                Diretor  Desportivo

3. André Sanossian                        Tesoureiro

4. Marcio Chammas                       Diretor Desportivo

 

 

1. Comissão Organizadora

2.   SITE OFICIAL

 

É denominado o site oficial ou simplesmente site do campeonato de kart indoor amador, o endereço www.rarafy.wix.com/kartbrasarm sendo que todas as informações somente serão consideradas oficiais quando nele dispostas.

 

3.     INSCRIÇÕES 

As inscrições abertas no início desta temporada, valendo para o ano de 2016, sendo o mesmo valor para todos os pilotos.

 

Os pilotos interessados deverão acessar o site www.rarafy.wix.com/kartbrasarm , onde encontrarão todas as instruções necessárias para efetuar sua inscrição.

 

4.   IDADE MÍNIMA

 

A idade mínima para os pilotos inscritos no campeonato de kart indoor organizado pelo Armênia/Brasil do ano de 2016 é de 16 anos de idade completos.

 

5.     PONTUAÇÃO

 

5.1 A pontuação de cada piloto obtida em sua respectiva bateria será dada da mesma forma que a prova longa da Stock Car, sendo:

 

Prova Total (25 min)

 

1º lugar = 30 pontos

2º lugar = 25 pontos

3º lugar = 22 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º lugar = 19 pontos

6º lugar = 18 pontos

7º lugar = 17 pontos

8º lugar = 16 pontos

9º lugar = 15 pontos

10º lugar = 14 pontos

11º lugar = 13 pontos

12º lugar = 12 pontos

13º lugar = 11 pontos

14º lugar = 10 pontos

15º lugar = 9 pontos

16º lugar = 8 pontos

17º lugar = 7 pontos

18º lugar = 5 pontos

19º lugar = 3 pontos

20º lugar = 1 ponto

 

Na última etapa, a pontuação é dobrada

 

 

5.2 Além dos pontos do item 5.1 serão premiados com 01 (um) ponto, os pilotos que conseguirem a 1º (primeira) colocação no grid de largada e o piloto que fizer a volta mais rápida da bateria.

 

 

6.   LOCAIS E DATAS DAS ETAPAS

 

6.1 O campeonato 2016 obedecerá ao seguinte calendário. Caso alguma etapa seja   alterada, a mesma será comunicada com a devida antecedência no site oficial do campeonato.

 

6.2  O calendário oficial 2016: www.rarafy.wix.com/kartbrasarm

 

6.3  Os pilotos inscritos irão correr as 06 (seis) etapas da temporada 2016.

 

 

7.     FORMAÇÃO DAS BATERIAS

 

7.1   A bateria da primeira etapa da temporada 2016 será formada  pela tomada de tempo de 5 (cinco) minutos.

 

7.2    A partir de segunda etapa, as baterias serão formadas de forma inversa, conforme a colocação final de cada piloto na etapa anterior.

7.3   Caso 2 ou mais pilotos faltem na prova anterior, a posição no grid para eles será definida da seguinte forma:

       a) piloto com a pontuação superior, largando a frente do piloto com pontuação inferior.

       b) Dois ou mais pilotos com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido a melhor posição de chegada na ultima etapa.

  

8.     PESAGEM 
 

8.1 Os pilotos que pesarem menos de 100 (cem) kg deverão usar lastro. Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos.

 

8.2 O peso mínimo para o campeonato será de 100 (cem) kg

 

8.3 Todos os pilotos serão pesados antes da bateria.

 

8.4 O controle de peso será feito pela organização, mas a responsabilidade pela pesagem é do piloto.

 

 

9.  FORMAÇÃO E ALINHAMENTO DO GRID DE LARGADA

 

9.1 A formação do grid é de única e total responsabilidade do kartódromo que receberá as etapas do campeonato organizado pelo Kart Brasil/ Armênia.

 

9.2 O alinhamento do grid será feito com alinhamento lado a lado.

 

 

10.     PIT STOP (TROCA DE KART) 

 

10.1 A troca de karts é livre nas etapas. Cada piloto deve efetuar, no mínimo, 01 (uma) volta com seu kart antes de efetuar trocar do mesmo, exceto se o kart sorteado tiver em manutenção e impossibilitado de sair dos box, neste caso não será considerado como troca e o piloto terá outro kart sorteado.

 

10.2 O piloto que estiver entrando no box deverá diminuir a velocidade. Os infratores estarão sujeitos a punições, conforme descrito no item 14.4, sem direito de descarte desta punição.

 

 

11.  EQUIPAMENTOS (CHASSI, MOTOS, ETC.)

 

11.1 Será fornecido pelo kartódromo, através de sorteio.

 

11.2 Não será permitido nenhum tipo de ajuste ou alteração nos karts exceto ajuste no banco para acomodar melhor os pilotos. Tal ajuste deve ser feito com auxílio dos mecânicos do kartódromo. O piloto flagrado mexendo em qualquer parte mecânica do kart (motor, freios, tanque de combustível, cabos, etc.) será desclassificado da etapa imediatamente e receberá pontuação de último colocado. Esta punição também não poderá ser descartada.

 

11.3 O piloto que não tiver usando o macacão oficial com os Patchs ao decorrer da corrida e no pódio será penalizado largando em último lugar no grid de largada, caso seja reincidente será punido com a perda de 05 (cinco) pontos e largará em último no grid, no resultado final da prova.

 

 

12.  PENALIZAÇÕES NA PISTA

 

12.1 Bandeira de advertência: a cada bandeira de advertência aplicada para o piloto, o mesmo perderá  05 (cinco) pontos na etapa geral de classificação sem poder descartá-la.

12.2  Desclassificação da prova: o piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e o mesmo não poderá ser descartado. 

 

12.3  Stop and Go: em caso de atitude anti-desportiva, o piloto perderá 7 (sete) pontos. Quando a bandeira de Stop and Go for utilizada para recolher um piloto que esteja com problemas técnicos no kart ou em seus equipamentos de segurança, não será considerada como penalização.

 

12.4  A paralisação para Stop and Go será definida de acordo a cada kartódromo. Caso não seja informado em briefing, as penalizações serão de 10 segundos para a Granja Viana, 15 segundos Aldeia da Serra, 10 segundos speedland e 15 segundos para Interlagos.

 

12.3  Excessos de velocidade nos boxes: os pilotos que percorrerem a área dos boxes em velocidade excessiva e forem observados pela comissão organizadora do Kart Brasil/ Armênia com tal conduta, serão punidos através da perda de 7 (sete) pontos na etapa. Em caso de reincidência, a punição passara a ser de 15 pontos (quinze).

 

 

13.     ETAPAS

13.1 Os pilotos deverão comparecer ao kartódromo no horário informado no site para participarem do “Briefing”, pesagem, sorteio de karts e instruções gerais. 

 

13.2 A duração da prova será de 25 (vinte e cinco) minutos, sendo 05 (cinco) minutos de treino de classificação e 20 (vinte) minutos de corrida ou estipulado em adendo a este regulamento, específico da etapa, pela organização e responsáveis pelos kartódromos. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.

 

13.3 Cabe ao piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, no local determinado para o "briefing" e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria. O piloto que não estiver presente na sala de briefing no horário determinado sofrerá a punição imposta no item 18.4 deste regulamento.

 

13.4 A apuração dos tempos de voltas e a cronometragem da prova são de inteira responsabilidade e atribuição única do kartódromo.

 

13.5 O piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término da fase classificatória deverá largar do box após a passagem do último colocado no grid de largada, caso mais de um piloto se encontre nessa situação, a ordem será a mesma de entrada nos boxes.

 

13.6 O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo, desde que o mesmo contemple a aplicação de todas as punições ocorridas na bateria.

 

13.7 Em caso de bandeira vermelha na primeira volta o grid de largada devera ser realinhado conforme tempo obtido nos treinos classificatórios.

 

13.8 Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada devera ser em fila indiana conforme colocação as posições da volta anterior a bandeira.

 

  

14.  DESCARTES

 

14.1 Todos os pilotos deverão descartar o resultado de 01 (uma) etapa onde obteve seu pior desempenho. O descarte terá como base os resultados obtidos pelos pilotos entre a primeira  e a sexta etapa.

 

14.2  As punições e/ou desclassificações recebidas não serão descartas.

 

14.3  Cada piloto poderá ter 01 (uma) falta no decorrer do campeonato sem justificativa. A segunda falta acarretara em punição na pontuação e o piloto largara no ultima posição.

14.4 O Piloto que ingressar após a primeira etapa não terá direito a um descarte, pois a etapa que não participou será considerada como a que será descartada (zero pontos).

 

15.     TEMPORADA
 

15.1 Toda a infraestrutura dos kartódromos participantes da temporada 2016 é de responsabilidade de seus proprietários. 

 

15.2 A formação e os horários das baterias serão informadas através de publicação no site em tempo hábil.

 

15.3 As condições dos karts bem como da pista são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem, ou algum fator fora do controle da organização e que venha a interferir negativamente nos resultados finais de corrida, a mesma não se responsabilizará pelos ocorridos. 

 

15.4 É obrigação de todo o piloto, portar e utilizar todos os equipamentos exigidos pelo kartódromo.

 

15.5 Caso seja constatado que o piloto está sem algum dos equipamentos obrigatórios, o mesmo será impedido de entrar na pista até regularizar tal situação.

 

15.6 A responsabilidade é do piloto, tendo em vista que a finalidade dos equipamentos é para a segurança do próprio piloto.

 

 

16.     PENALIZAÇÕES FORA DA PISTA

 

16.1 As decisões da direção de prova são soberanas. Em casos de erros graves cometidos pela direção de prova, se forem devidamente comprovados com provas concretas, a organização do evento poderá interferir nas decisões da direção de provas, divulgando posteriormente um novo parecer a respeito do ocorrido. 

 

16.2 Não serão aceitas reclamações por qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia do evento. O piloto que se sentir prejudicado, poderá fazer sua reclamação por escrito e enviá-lo por e-mail, conforme informação divulgada no site.

 

16.3 Não serão admitidos ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas ou verbais a qualquer membro da organização do kartódromo, da Organização, pilotos e demais presentes nos eventos, ficando o infrator, ou piloto responsável,  sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato. 

 

16.4 O piloto que não estiver presente na sala de briefing, dentro do horário estipulado pela organização do evento, será punido com a perda de 01 (um) ponto.

 

16.6 O piloto que não comparecer para a premiação no pódio perderá o direito ao prêmio cabendo a organização usufruir do mesmo sem justificativa. 

  

 

17.     TERMO DE RESPONSABILIDADE

 

Todos os pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto à Secretaria do Kartódromo, caso contrário, o piloto será impedido de participar da prova.

  

 

18.     RECOMENDAÇÕES

 

18.1 Não é recomendado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos pilotos inscritos. Os pilotos que desrespeitarem essa norma e se excederem dentro do evento serão punidos a critério da organização.

 

18.2 Os Pilotos respondem pelos atos praticados e pelos membros de sua equipe e de seus convidados e serão responsabilizados, conforme item 18.3.

 

18.3 A comissão organizadora da Kart Brasil/ Armênia não se responsabiliza pela perda, dano, furto ou roubo de quaisquer equipamento, acessório ou bem particular que cada piloto traga consigo, no decorrer das etapas do campeonato, ou seja, todos os bens de cada piloto são de única e total responsabilidade dele.

 

 

19.  PREMIAÇÕES

 

19.1  O campeonato será disputado em 6 (seis) etapas em formato de pontos corridos, considerando campeão aquele que somar o maior número de pontos no final das etapas ou obedecendo o critério de desempate do item 20 deste regulamento.

 

19.2 As premiações só serão divulgadas no decorrer do campeonato 2016.   

 

 

20.     DESEMPATE

 

Caso dois ou mais pilotos terminem o campeonato com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido maior número de 1ºs lugares (2º, 3º, 4º) e assim por diante nas etapas anteriores.

 

 

21.  CONCLUSÃO

 

21.1 Todo o piloto inscrito atesta que está ciente de todo o regulamento descrito acima e aceita todas as normas de funcionamento do campeonato. 

 

21.2 Após o início do campeonato, as regras só poderão ser alteradas pela organização apenas em casos extremos. 

 

21.3 O presente regulamento foi elaborado pela organização do Kart Brasil/ Armênia.

 

 

 

 

 

A Direção

 

bottom of page